image2

MERGULHO ADAPTADO

Mergulho adaptado

Mergulho Inclusivo - Treinamento em Mergulho Adaptado e Mergulho Recreativo


O mergulho, uma proposta inovadora de esportes e recreação. Ele enriquece os laços interpessoais e amplia a possibilidade de experiências não convencionais.


Mergulho Adaptado, uma ferramenta para a inclusão de pessoas com deficiência ao esporte.


É conhecido como mergulho adaptado o conjunto de atividades subaquáticas, em mergulho livre ou com equipamento autônomo, realizado por pessoas com deficiencia ou cadeirantes . As necessidades especiais destes atletas fazem um número obrigatório de mudanças em ambos os equipamentos utilizados ea técnica, logística ou a escolha de formadores, para permitir que essas pessoas mergulho sob as mesmas condições de segurança que aqueles sem qualquer de deficiência.

Vantagens do mergulho adaptativo


Utilizado como esporte alternativo e recreativo, o mergulho com equipamento autônomo ou SCUBA é uma atividade segura, altamente terapêutica, reabilitadora e inclusiva, que amplia as possibilidades vitais de todas as pessoas, melhorando sua qualidade de vida.


Os benefícios de praticar uma atividade física devem ser adicionados à prática no meio aquático, em que, devido ao fato de a gravidade ser diferente, as atividades têm um baixo impacto nas diferentes partes do corpo, reduzindo o estresse ao mínimo. os ossos e articulações.


Mergulho adaptado aplicado a pessoas com deficiência pode ser muito benéfico para o corpo. Os benefícios dessa prática são numerosos. A inclusão dessa prática na sociedade está crescendo.


Com a eliminação da gravidade, a coordenação muscular e a flexibilidade aumentam acentuadamente, assim como a atenção e a sincronização do movimento.


Para qualquer pessoa (criança ou adulto), experimentar mergulho pode ter consequências psicológicas muito satisfatórias. A sensação de independência e liberdade oferecida pela falta de peso subaquática promove o desenvolvimento de uma atitude positiva e otimista.

Esse esporte, por sua vez, fortalece os laços grupais, estimula o trabalho em equipe, o respeito pela natureza e pelo meio ambiente, o autocuidado e os parceiros de mergulho.

Oferece e possibilita um espaço de encontro, que por suas características é igual a todos aqueles que o desenvolvem.